Connect with us

5 táticas para ajudar no aumento de tráfico orgânico

Criar um blog

5 táticas para ajudar no aumento de tráfico orgânico

Qual é o melhor tipo de tráfego para ter em meu site? 10 entre 10 profissionais provavelmente falariam para você: o orgânico! As vantagens desse tipo de tráfego vão além do aspecto de SEO…

Este artigo teve a participação especial da Inbound

 

Qual é o melhor tipo de tráfego para ter em meu site? 10 entre 10 profissionais provavelmente falariam para você: o orgânico! As vantagens desse tipo de tráfego vão além do aspecto de SEO. Ter altos índices de busca orgânica significa que você está respondendo às perguntas de seus personas. E todo gerente de marketing sabe que esse é o primeiro sinal de que o trabalho suado está rendendo bons resultados.

A Internet é um ambiente de ampla concorrência: um único termo de pesquisa é capaz de direcionar milhares de sites e páginas de destino que batalham por cliques, visualizações e conversões.

Os objetivos podem e devem ser alcançados através de diferentes fontes de visitas. Hoje contamos com anúncios, investimento em links patrocinados, anúncios em redes sociais, banners, a própria busca orgânica, entre muitas outras. Mas é de conhecimento comum que a orgânica promove benefícios a médio e longo prazo, construindo uma reputação ímpar online e criando uma rede de troca com o público que invariavelmente é convertida em vendas – quando bem feito.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico consiste em atrair as pessoas para interagir com sua empresa de maneira natural, sem interrupções ou por meio de anúncios. Nesse cenário, visitas, curtidas e interações do público ocorrem de acordo com as necessidades das pessoas.

Além disso, o público que encontra seu conteúdo de forma natural é aquele que vai recomendar seu artigo, vai deixar um comentário e assistir ao vídeo por completo. Uma forma muito mais natural de gerar interações com o público-alvo.

O tráfego orgânico pode ser baseado em três pontos principais:

  • Criar conteúdo relevante
  • Construção de links internos em seu site
  • SEO otimizado

Essa lista consiste em apenas três pontos, mas isso não significa que o caminho é fácil e muito menos, rápido. Gerar tráfego de maneira natural implica em um trabalho diário e longo, mas é um dos investimentos mais assertivos.

 

Táticas que ajudam na geração de tráfego orgânico

Existem diversas alternativas para levar internautas ao seu site por meio do tráfego orgânico. Confira as principais abaixo:

 

  1. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas, em português) tem como objetivo gerar boas posições nos ranqueamentos em motores de busca como Google e Bing.

Para isso, utiliza-se uma série de técnicas e variáveis como palavras-chave, tráfego total de páginas ou de um domínio, backlinks, tags e metatags. Ao trabalhar o SEO corretamente, seu site pode ficar entre os 10 primeiros nas ferramentas de busca.

Entre as principais táticas de SEO estão:

  • Possuir o site preparado para o mobile (responsividade);
  • Ter um website com boa usabilidade;
  • Utilizar as palavras-chave certas;
  • Ter meta descriptions claros e atrativos;
  • Criar conteúdo relevante;
  • Ter presença nas redes sociais, entre outros.

Por isso, não abandone as boas práticas de SEO, além de ver seus resultados no topo das pesquisas você terá um site realmente otimizado para seus clientes.

 

  1. Inbound Marketing

O inbound marketing (ou marketing de atração) é uma estratégia eficaz porque atinge especificamente o público de interesse do seu negócio.

É no inbound marketing que as principais estratégias do marketing de conteúdo (que você verá a seguir) serão aplicadas. Essa estratégia demanda um planejamento amplo que envolve o funil de vendas e seus 4 estágios: atração, conversão, fechamento e fidelização do cliente.

No início, o objetivo é atrair o usuário por meio de conteúdos relevantes – e é aí que entra o marketing de conteúdo. Após a compra, é preciso ainda trabalhar a satisfação do cliente para fidelizá-lo.

O inbound marketing também utiliza diversos tipos de mídia para divulgação, sugerindo inscrição em newsletter para acompanhamento de conteúdo, educando o possível cliente com informações relevantes e, finalmente, realizando uma oferta.

 

  1. Marketing de Conteúdo

Uma das principais tendências de marketing digital da atualidade, a criação de conteúdo depende exclusivamente do esforço humano. O conteúdo é responsável por 90% dos cliques na web e pode variar de formato: vídeos, webinar, podcasts, e-books, infográficos, apresentações de slides, artigos, etc.

Mas o que pode gerar melhores resultados é a composição de artigos relevantes. Através da estratégia de blogging, é possível atrair visitantes e ter uma presença forte nos mecanismos de buscas.

O marketing de conteúdo é uma estratégia interessante porque permite engajar o público-alvo e atrair uma gama de consumidores qualificados, que têm grandes chances de se tornarem clientes. Trata-se da geração de valor para criar uma percepção positiva da marca.

A interação do público associada à criação de conteúdo específico para esse nicho de consumidores cria uma visão marcante e positiva no público final. E não é apenas criar o conteúdo; é necessário planejamento, definição de objetivos e mensuração de resultados.

Um senso comum que vem caindo por terra é o tamanho médio indicado para os posts de artigos. Tínhamos a concepção de que um texto com 400 palavras era o mais indicado para atrair as pessoas online, no entanto, pesquisas indicam que esse número é muito maior e por ótimos motivos.

Segundo pesquisa do Buzzsumo, os conteúdos mais compartilhados do Buzzfeed – site conhecido pelo seu humor e posts rápidos –  têm em média 1500-3000 palavras.

 

Gráfico: Média de compartilhamento vs tamanho do post

5 maneiras de gerar trafico organico para o site

Fonte: Hubspot

 

 

Esse dado indica que o público espera de você um conteúdo um pouco mais denso e completo, que não o faça sentir-se enganado ou que caiu em um esquema de cliques, o clickbait.

Um ponto muito positivo de criar conteúdo longo está na otimização para os motores de busca, em artigos curtos você precisa ser objetivo, enquanto artigos em formato long posts podem utilizar mais vezes a mesma palavra chave, aumentando as chances que ter um bom rankeamento.

 

  1. Redes Sociais

Para obterem sucesso, as empresas precisam estar em contato contínuo com o consumidor. E onde estão os usuários de Internet? Nas redes sociais, é claro! No Brasil, 45% da população já é usuária assídua no Facebook. Então, pode ser uma boa ideia divulgar seu negócio por lá.

Mas existem outras redes sociais a serem consideradas para gerar tráfego orgânico: Twitter, Google+, LinkedIn e Pinterest. Além disso, há mídias de dispositivos móveis como Instagram, Whatsapp e Snapchat, que também são ótimas ferramentas para produção de tráfego orgânico e crescem a cada dia.

 

  1. E-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta pessoal, e você pode utilizar-se dessa estratégia para atrair visitantes para o seu site. Utilizar newsletter é uma boa estratégia de captação de leads. Se planejada corretamente, certamente irá gerar bons resultados.

Nem sempre é necessário fazer investimentos financeiros muito grandes para atrair visitantes ao seu site ou blog. Com planejamento adequado e uma equipe afinada, é possível gerar tráfego orgânico para atingir seus objetivos de venda.

Como falamos, gerar tráfego orgânico não é uma tarefa fácil. No entanto, é importantíssima não apenas para criar uma boa relação com o público online mas também para construir uma ótima reputação que irá atrair mais pessoas.

Comments

comments

Continue Reading
mm

Rui Sousa é um dos fundadores do Canal Digital, um blog/comunidade onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Criar um blog

Advertisement

Top Post

Facebook

Top Bloggers

To Top