Connect with us

As 3 melhores formas de promover o seu negócio sem gastar quase nada

Marketing Digital

As 3 melhores formas de promover o seu negócio sem gastar quase nada

 

Aumentar o volume de vendas e a quantidade de pessoas que procuram e principalmente que encontram a sua empresa, parece-lhe boa ideia?

Então quero-lhe dizer que além de possível, uma boa promoção da sua marca, é absolutamente essencial nos dias de hoje. Ao longo dos últimos anos assistimos a uma democratização do Marketing através dos meios digitais o que aproximou clientes mas também a concorrência. Não ter um budget astronómico para investir em publicidade não é desculpa para a sua empresa não obter novas leads e prospects diariamente.

“Com base na minha experiência e algum dinheiro mal gasto vou revelar as 3 melhores formas de promover o seu negócio por menos de €25/mês. Não procure nenhuma formula milagrosa, aqui vai encontrar o Guia Definitivo (que em conjunto com o seu tempo e trabalho) lhe vai proporcionar resultados como nunca conseguiu! “

 

 1.Redes Sociais, Página WEB e diretórios locais e Nacionais.

  • Imagem profissional com fotos de perfil e capa devidamente redimensionadas para o tamanho do espaço a ocupar. A foto de perfil deve contar com a informação mais básica (logo e nome da empresa preferencialmente) e a foto de capa deve ter uma boa imagem (80%) que passe de imediato a essência do seu negócio com 20% de texto, no qual poderá colocar um slogan ou alguma frase igualmente cativante que crie um ligação ou empatia com os seus visitantes. Se não é profissional do design não se preocupe, pode utilizar o Canvas para obter resultados incríveis de forma simples, rápida e sem necessidade de qualquer conhecimento prévio de design.
  • Os campos informativos (texto curto, texto longo, contactos, morada, link para página web) devidamente preenchidos. Com bons textos próprios, concisos e apelativos.
  • Conteúdos próprios, actuais e interessantes compostos por um misto de imagem, video, texto e noticias sobre questões relevantes da sua área de atuação. Deve evitar vídeos da “moda” ou conteúdos da Internet irrelevantes, engraçados ou da ordem do dia. Se tem uma página com alguma visibilidade poderá receber alguns pedidos (e sentir-se tentado) para partilhar informações sobre o gato que desapareceu na sua rua ou outras questões sociais relevantes a nível local ou nacional, no meu ponto de vista esse tipo de partilhas (caso não tenha ligação direta com o nosso negócio) deverá ficar para a nossa página pessoal.
  • Actualizações regulares: O mais usual seria dizer entre 1 a 3 post por dia (dependendo da rede social e com base nos horários que obtêm mais visualizações) no entanto, a disponibilidade dos utilizadores para publicidade é cada vez menor, e a tendência tem sido cada vez mais reduzir o numero de publicações, algumas grandes marcas mundiais têm feito uma publicação por semana no Facebook, por exemplo. O importante é investir algum tempo e verificar as estatísticas: registe os horários em que obtém melhores resultados.
  • Agendamento: A técnica da navegação à vista funcionou bem para alguns dos maiores descobridores Portugueses, no entanto, pessoalmente prefiro que os meus posts não sejam afetados pela minha disponibilidade durante a semana e o meu estado de espírito. Um conteúdo feito e publicado a correr ao final do dia, ou à hora de almoço, tem tendência a não ter grande impacto. Para agendar no Facebook basta ter uma Fanspage, nas restantes redes sociais aconselho a ler este artigo e utilizar a que se adapte melhor: 10 Ferramentas para agendar publicações nas redes sociais. Eu optei pelo Gramblr (instagram no desktop)
  • Página Web: Relativamente a este tema os pontos mais importantes são a sua capacidade de adaptação a dispositivos moveis cada vez mais utilizados para as pesquisas na Internet, deve ser responsiva e o seu design atual, limpo e cativante. deve ter uma grande preocupação com os textos, títulos e imagens e principalmente com a presença em todas as páginas do campo contactos, assim como, um mapa com a localização das instalações. 79% dos sites em todo o mundo (com este tipo de plataformas) são WordPress…acredite não é por acaso, experimente! Com algum tempo e dedicação poderá ter um site com design profissional sem precisar de conhecimentos a nível de programação.

 

2. E-mail Marketing (morreu?)

Se morreu a verdade é que nos últimos tempos ressuscitou! Acredite ou não e-mail marketing é a forma mais económica e eficiente para vender online. Os motivos mais evidentes é o seu baixo custo de produção e um volume de contactos que realmente recebe os conteúdos muito superior as alternativas mais comuns. Se tiver uma página no Facebook com 10.000 seguidores por exemplo, provavelmente já terá gasto algum dinheiro com esta plataforma, no entanto, se não voltar a impulsionar (gastar mais dinheiro) com a publicação apenas 1% a 3% dos seus seguidores verão a sua publicação no seu mural. Quando envia um e-mail para um grupo de contactos, devidamente segmentado a taxa inicia nos 5%, no entanto, facilmente (com um trabalho interessante e regular) poderá atingir taxas na dos 10 a 20% (existe quem tenha taxas superiores).

Confira os truques dos profissionais e transforme os seus e-mails numas autenticas maquinas a vender para a sua empresa 24/7

  • No MailChimp uma das principais ferramentas de e-mail marketing gratuitas poderá segmentar os seus clientes, é muito importante não enviar mensagens padrão para todos os seus contactos. Em vez disso, crie listas de clientes habituais, contactos que recusaram orçamentos ou nunca compraram etc… Tem também a oportunidade de incorporar uma caixa de recolha de contactos automaticamente no seu site, é muito importante que os seus e-mails vão além de uma campanha ou uma promoção. Faça conteúdo que seja interessante e crie valor a quem o recebe, para que possa recolher cada vez mais contactos.
  • Escolha um assunto; Um bom assunto claro 😊 É a primeira coisa que o seu contacto vai ver e que muito provavelmente o que vai determinar se vai abri ou não o seu email, por isso o seu anuncio deve ser único e marcante, não tenha mede de ser ousado pois se ninguém abrir tem sempre a oportunidade de o enviar (para esses contactos) com outro Titulo e analisar o que funciona melhor!
  • Não exagere no design; não se esqueça que o seu e-mail deve ter um aspeto clean, funcional e ser fácil carregamento em computadores e telemóveis. Hoje em dia é cada vez mais utilizado o estilo “conversa” onde escreve para o seu contacto como se estivesse a falar com ele, e no final assina em seu nome. Nunca se esqueça as pessoas gostam de falar com pessoas e não com empresas. Se a sua marca é forte não tem problema coloque: José da XPTO Design.
  • Confira as métricas; tão importante como enviar o e-mail é conferir os seus resultados…saber quem o abriu, por exemplo, enviar um e-mail automaticamente para todos os contactos que não tenham aberto o e-mail com outro título.
  • Seja regular, reveja os resultados, solicite feedback e vá melhorando!

 

3. Make it Happen

Depois de ter as redes sociais organizadas e atualizadas, a sua página web a funcionar a 100% e o “mailchimp” a trabalhar para si com as listas de contactos criadas e atualizadas, acredite no seu negocio (não foi por isso que o abriu?) e faça acontecer! Dê a conhecer as suas ideias e partilhe os seus sonhos com o mundo, faça um workshop, crie uma oferta ou dê uma palestra!

Nenhum negócio é tão pequeno que não tenha nada para oferecer nem tão grande que não possa aprender e ganhar desta relação próxima com os clientes! Use os meios existentes na sua empresa, entre funcionários, amigos, clientes próximos e parceiros certamente terá pessoas e talentos incríveis que terão o maior gosto em ajudar se experimentar pedir, é claro 😉

Divulgue através destes meios e não se assuste se nas primeiras iniciativas não tiver centenas de participantes, a história encontra-se repleta de exemplos de negócios que nos motivam e inspiram e que começaram assim! O seu poderá muito bem ser o próximo!

 

Achou este tema interessante? A a sua opinião é importante para mim. Se gostou, comente e partilhe este artigo com os seus contactos!

Comments

comments

Continue Reading
mm

Marketer, Web and Multimedia Developer.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Marketing Digital

Advertisement Enter ad code here

Top Post

Facebook

Top Bloggers

To Top