Connect with us

Como Começar No Snapchat?

Redes Sociais

Como Começar No Snapchat?

O Snapchat é uma plataforma que tem sido cada vez mais falada e discutida nos últimos tempos, no entanto apenas cerca de 2% das empresas utiliza o Snapchat como um canal de comunicação e marketing…

O Snapchat é uma plataforma que tem sido cada vez mais falada e discutida nos últimos tempos, no entanto apenas cerca de 2% das empresas utiliza o Snapchat como um canal de comunicação e marketing.

O Snapchat permite envolver uma comunidade menor do que por exemplo, o Facebook, no entanto essa comunidade tende a incluir os seus maiores fãs, isto é, pessoas que estão realmente interessadas no que você está a fazer, no seu produto ou empresa.

Esses fãs são mais valiosos, não só porque um cliente recorrente é 60-70% mais propenso a comprar do que um novo, mas também porque essas pessoas são mais susceptíveis a se tornarem defensores da sua marca.

 

Falando em números:

– Existem mais de 100 milhões de usuários diários na plataforma.

– Mais de 5 bilhões de visualizações de vídeo acontecem todos os dias no Snapchat.

– De acordo com a ComScore, 11% da população total dos Estados Unidos pode ser alcançada através do Snapchat.

– 71% dos usuários do Snapchat tem uma idade inferior a 34 anos de idade (geração milénio).

Se você não está familiarizado com esta plataforma, o Snapchat é uma plataforma para partilhar fotos e vídeos autênticos que se “autodestroem” logo depois que são visualizados (ou podem durar até 24h).

 

Como começar no Snapchat

O Snapchat não é tão user friendly para os recém-chegados como outros aplicativos, sendo provavelmente por isso que muitas pessoas desistem de usar antes de entender completamente como usá-lo de forma correcta.

 

Afinal, qual é o ponto de utilizar um canal que soa muito como o Instagram?

Ao contrário do Instagram no Snapchat:

– O conteúdo expira, não existindo um “feed” tradicional que exibe o seu histórico de posts, adicionando assim um sentimento de urgência relativamente ao consumo de conteúdo.

– Tem opções de edição criativos que permitem não só adicionar a localização, filtros e efeitos na velocidade dos vídeos, mas também adicionar nas suas imagens emoticons, texto e muito mais.

– Geofilters personalizados que permitem aos seus fãs adicionar um filtro com a marca sempre que estão numa loja física sua ou noutro outro local. Tem que submeter o seu filtro personalizado para aprovação.

– Enviar Snaps a seguidores específicos ou criar uma “história” de múltiplas fotos / vídeos que os seus seguidores podem ver antes de estes expirarem (expiram em 24horas).

– Comunicar 1 para 1 através de texto ou vídeo utilizando o messenger da aplicação.

– O baixo standard de qualidade das fotos e vídeos no Snapchat dá uma maior autenticidade ao seu conteúdo.

 

Como aumentar a sua base de seguidores no Snapchat

Não vou mentir, atrair seguidores no Snapchat é mais difícil do que nas outras redes sociais mais conhecidas.

Uma vez que não há nenhuma maneira fácil para os seus seguidores de partilhar o seu conteúdo através do Snapchat, você precisa de ser criativo e de promover a sua presença no Snapchat fora do Snapchat. Faz sentido?

Destaque e promova o seu Snapcode ou o seu nome de usuário nas suas outras redes sociais como o Twitter ou Facebook.

Partilhe o seu username em todas as suas redes sociais incentivando os seus seguidores a segui-lo no Snapchat. Melhor ainda, cada conta Snapchat tem um “Snapcode” único que permite que outros possam segui-lo, bastando para isso tirar um “Snap” ao seu código.

Dica: Coloque o seu Snapcode como foto do perfil no Facebook ou Instagram por um breve período para chamar a atenção para a sua presença no Snapchat.

 

Adicionar contatos do seu smartphone ou “Adicionar Perto” em eventos

Se qualquer um dos seus contactos tiver conta no Snapchat, você pode adicioná-los. Estas são pessoas que provavelmente você conhece ou que interagiram com você pessoalmente sendo por isso mais fácil de conseguir que elas o sigam no Snapchat.

Se você estiver num evento, conferência ou estiver próximo de um público potencial, você pode sempre incentivar as pessoas a adicioná-lo no Snapchat via Wi-Fi.

Você pode encontrar essas duas opções na seção “Adicionar amigos” no seu perfil, para isso basta clicar no ícone do fantasma quando você abre a aplicação.

 

Divulgue os seus “Snaps”

Partilhe os seus melhores Snaps no Twitter, Facebook, Instagram e onde quer que você possa. Só porque o conteúdo não dura muito tempo dentro do Snapchat, não significa que ele não possa ficar guardado para sempre noutro lugar.

 

Entre em contacto com influenciadores no Snapchat

Como a maioria das plataformas sociais, o Snapchat é também um lar de influenciadores que já acumularam um grande número de seguidores.

Bloggers, Youtube Vloggers e outras celebridades da Internet estão adotando o Snapchat como uma forma de complementar as suas outras redes sociais, dando aos fãs uma maneira mais íntima de seguir a sua vida.

Contacte influenciadores que se relacionem com a sua marca ou negócio e siga as mesmas tácticas que utiliza nas outras redes. Além de enviar-lhes amostras do seu produtos ou serviço, veja se você consegue seduzi-los a partilhar um código promocional exclusivo ou a recomendar que os seus seguidores também o sigam.

 

Medir o seu sucesso no Snapchat

A verdade é que estamos um pouco limitados quando se trata de medir e analisar os resultados das nossas campanhas no Snapchat.

O Snapchat tem três principais “métricas” , no entanto estas não dão o mesmo tipo de visão e análise que você pode conseguir quando analisando outras plataformas:

– Visualizações – são mais ativas aqui do que na maioria dos outros canais, e portanto mais valiosas.

– Screenshots dizem-lhe quando alguém guardou o seu Snap para mais tarde

– Replays dizem-lhe quando alguém visualiza o seu Snap novamente.

Você pode ver especificamente quem entre seus seguidores viu qual Snap dando uma melhor visão sobre os seus seguidores.

Marketing de conteúdo em todas as suas formas é geralmente um jogo a longo prazo, por isso ser autêntico é tudo.

 

Qual a sua experiência com o Snapchat? Partilhe nos comentários embaixo!

Comments

comments

Continue Reading
mm

Luis Sousa é um dos fundadores do Canal Digital, um blog/comunidade onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Redes Sociais

Advertisement Enter ad code here

Top Post

Facebook

Top Bloggers

To Top