Connect with us

Principais mudanças e actualizações na indústria PPC em 2016

Publicidade Paga

Principais mudanças e actualizações na indústria PPC em 2016

Todos os anos, existem centenas de atualizações na publicidade paga (PPC) em várias plataformas. Alguns foram grandes sucessos e outros foram uns “flops”…

Todos os anos, existem centenas de atualizações na publicidade paga (PPC) em várias plataformas. Alguns foram grandes sucessos e outros foram uns “flops”.

Com o ano a terminar decidi fazer uma análise das principais mudanças feitas nesta área no ano de 2016 e que na minha opinião terão um maior impacto em 2017:

Google Adwords

Expanded Text Ads

O Google atualizou o formato dos seus anúncio passando a incluir um segundo título e uma descrição mais longa. Os anúncios de texto expandidos permitem que os anunciantes adicionem um nível mais detalhado ao texto do seu anúncio e informem os usuários de coisas que eles anteriormente não tinham espaço para o fazer. Esta atualização é importante porque os caracteres adicionais forçam o anunciante a repensar a mensagem que quer enviar aos seus clientes. Os anúncios de texto expandidos são quase universais em todas as indústrias, e normalmente geram taxas de cliques mais altas do que as cópias de anúncios padrão o que leva a um aumento do quality score do anúncio e por consequente diminui o custo por clique. Esta taxa de cliques mais elevada deve-se não só ao facto de estes permitirem ao anunciante escrever uma mensagem mais detalhada e adequada, mas também faz com que o espaço ocupado pelo anúncio seja maior, isto nota-se principalmente nos dispositivos moveis. Se a taxa de conversão se mantiver, este aumento da taxa de cliques leva também a mais conversões.

Responsive Display Ads

Esta nova actualização permite diminuir o tempo que você precisa para criar anúncios de display, adaptando a sua criação ao tamanho do bloco de anúncios disponível. Com anúncios responsivos, você só precisa fornecer ao Google um URL, descrição, título e imagem. Não ter que criar diferentes variações do anúncio para os diferentes tamanhos economiza imenso tempo. No entanto há que ter especial atenção com a imagem a utilizar uma vez que pode não se ajustar bem a alguns tamanhos (como por exemplo aos anúncios de tamanho denominado “landscape” (os anúncios compridos).

Device Level Bidding

A grande razão porque este recurso é muito importante é o Controle que permite ao anunciante.

Agora que a possibilidade de definir lances ao nível dos dispositivo está de volta, os anunciantes podem criar campanhas para “dispositivo específicos” e não ter que se preocupar apenas com o desktop como sendo o lance de base. As campanhas podem agora tornar-se “experiências” que podem ser adaptadas aos comportamentos e mentalidades dos clientes, que costuma mudar em função dos dispositivos que estão a utilizar. Esta nova opção permite um maior controle também ao nível da optimização das campanhas para cada dispositivo.

Google Tag Manager Improvements

O Google Tag Manager (GTM) continua a melhorar a qualidade de vida do anunciante, facilitando a incorporação de novas tags e a colaboração com outros utilizadores.

Ao longo do último ano, o GTM adicionou novos formatos, tornando ainda mais fácil integrar o número crescente de tags no ecossistema da publicidade paga. Estes incluem melhorias para os principais players, como a DoubleClick, bem como modelos predefinidos para uma variedade de outros formatos. O Workspaces permite que múltiplos utilizadores testem atualizações de uma forma mais controlada e permite que estes reservem espaços discretos para implementar e testar código sem publicar ou interferir acidentalmente com as edições de outros contribuidores. Ele também permite reversões fáceis em caso de erros e um controle mais robusto.

AdWords Reports

Em vez de tentar produzir uma série de folhas de cálculo, estes relatórios permitem segmentar e combinar dados de novas maneiras. Os usuários também podem guardar estes relatórios, economizando tempo valioso no futuro com acesso rápido aos dados e formatos que eles precisam.

 

Bing Ads

Expanded Text Ads

Uma vez que o Google implementou anúncios de texto expandidos, o Bing rapidamente seguiu o exemplo e implementou anúncios de texto expandidos para o seu próprio formato.

Social

Apesar de a publicidade paga das redes sociais (facebook ads, twitter ads, etc..) não ser muito mencionada em anos anteriores, claramente este ano e nos próximos é algo que se tem que ter em máxima consideração aquando os planos de publicidade paga para a sua empresa.

Em 2016, e devido ao grande desenvolvimento destas plataformas, principalmente ao nível das opções de targeting (cada vez mais granulares e complexas), estas plataformas começam a dar, cada vez mais ao anunciantes, razões para investirem nelas.

Dos desenvolvimentos mais importantes deste ano aqui ficam duas que deverá ter em atenção no próximo ano.

Pinterest Remarketing 

O Pinterest finalmente disponibilizou a capacidade para os anunciantes de realizarem remarketing na plataforma.

Eles conseguiram isso de duas maneiras – remarketing através de pixel no site e marketing por e-mail (o chamado “custom audiences”).

Para o remarketing utilizando o pixel no site, você apenas necessita de obter o pixel do pinterest que é semelhante ao pixel do Facebook, pois permite adicionar eventos (adicionar ao carrinho, página de categorias, etc.) que ajudam a segmentar as suas audiências com base em ações realizadas no seu website. Para aqueles que são menos experientes, você pode também criar públicos-alvo com base em URLs de páginas do seu site, semelhantes ao Google Analytics.

Facebook’s News Feed Algorithm 

A maior atualização no Facebook foi a alteração do algoritmo do Feed de Notícias feita em julho e agosto. Os usuários agora vêm mais posts de amigos e familiares, mais informações / conteúdo relevante e menos artigos e publicidade spam no Feed de notícias.

Em geral, força os anunciantes a publicitar de outra forma, “contando” mais histórias.

No final, o FB obtém mais receita publicitária, os usuários não vêem tantos anúncios agressivos e as marcas criam interações mais significativas com seu público-alvo.

Na área da publicidade paga atualizações e mudanças são inevitáveis, mas a inovação constante é uma das coisas mais interessantes sobre a indústria. Num ano, muitas das coisas que você vê hoje vão ser diferentes.

Comments

comments

Continue Reading
mm

Luis Sousa é um dos fundadores do Canal Digital, um blog/comunidade onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Publicidade Paga

    Advertisement

    Top Post

    Facebook

    Top Bloggers

    To Top