Email info@canaldigitalblog.com
Email info@canaldigitalblog.com

*Guest post produzido pela Equipe de Conteúdo do Matilde Filmes

 

Profissionais de marketing em geral já sabem que é preciso tirar proveito das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para ter bons resultados nas buscas orgânicas. O que muitos ainda não descobriram são os benefícios de utilizar vídeos nesta estratégia, uma grande tendência do Marketing Digital chamada Video SEO.

Vídeos auxiliam não só no processo de chamar atenção em meio a um mar de conteúdos, como também são mais valorizados pelos buscadores e redes sociais na hora de posicionar páginas e conteúdos.

Assim, Vídeo SEO consiste em usar vídeos para melhorar o posicionamento de conteúdos web, como páginas ou postagens em redes sociais, e também em ranquear os próprios vídeos no Youtube, o segundo maior buscador do mundo.

Então não deixe de acompanhar esse post até o final para começar a aplicar esta tendência em sua estratégia!

 

Quais são as vantagens do Vídeo SEO?

 

Estas são as 7 principais vantagens ao investir em Vídeo SEO:

 

1. Diferencial nas buscas orgânicas

 

Como já dissemos, o conceito amplo de SEO (Search Engine Optimization) diz respeito a técnicas e práticas de otimização de conteúdos para mecanismos de busca. Porém, à medida que essas técnicas se tornaram mais populares, tornou-se cada vez mais difícil alcançar resultados orgânicos apenas com SEO tradicional.

Passou a ser necessário um diferencial, e muitos rapidamente perceberam que a resposta é o uso de vídeos.

Para se ter uma ideia, uma página com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira posição do Google, isso porque os buscadores reconhecem justamente o próximo item da nossa lista…

 

2. Pessoas preferem vídeos a textos

 

São vários os dados que comprovam este ponto, dentre eles o fato de que resultados de buscas de vídeos têm taxa de clique 41% maior do que de textos e também anúncios com vídeos têm 43% mais compartilhamentos no Facebook.

Além disso, quando texto e vídeo sobre o mesmo assunto estão disponíveis, as pessoas preferem assistir ao vídeo a ler o texto. Não à toa, 80% do tráfego online será exclusivamente de vídeos já em 2019!

Em outras palavras, quando as pessoas têm essa opção, elas normalmente escolhem consumir um conteúdo em vídeo.

 

3. Pessoas ficam mais tempo no seu site

 

Por causa do vídeo, usuários tendem a ficar 2 minutos a mais na página, um fator medido pelos buscadores e que gera grandes melhorias para o ranqueamento.

Além disso, depois de assistir ao vídeo, as pessoas tornam-se mais propensas a interagir ou clicar em outros links internos, o que também é muito bem interpretado pelos buscadores.

 

4. Mais links inbound

 

Logo no surgimento do Google, um dos fatores mais importantes para determinar a autoridade de um site é a quantidade de links que apontam para aquele site. Uma medida objetiva que já é usada há muito tempo no meio acadêmico para determinar se um autor é autoridade em sua área. Estratégia esta também adotada pelo Youtube.

Posts com vídeo atraem 200% mais links de outros sites (inbound links), ajudando bastante a um posicionamento sólido das páginas e do domínio como um todo.

 

5. Usuários de smartphones adoram vídeos

 

Vídeos em smartphones assistidos crescem anualmente 100% e já representam um quarto das visualizações do Youtube.

Tudo isso colabora e muito para que os vídeos e os sites que possuem vídeos ocupem reiteradamente as primeiras posições dos buscadores.

 

6. Aumenta o número de visitantes e visualizações

 

Com o uso das técnicas de Vídeo SEO, os vídeos passam a ser indexados e encontrados eles mesmos por usuários.

Assim, os buscadores do Youtube e do Google trabalham a seu favor, trazendo visitantes e visualizações de pessoas que estão procurando pelo seu conteúdo.

Isso é muito importante para um canal crescer de maneira sólida.

 

7. Aumenta as vendas

 

3 de 5 consumidores passam pelo menos 2 minutos assistindo a um vídeo de um produto no qual que possuam interesse.

Não à toa, dados mostram que landing pages com vídeos possuem 80% a mais de conversões.

Já em estratégias de vídeos no e-mail marketing, as taxas de cliques são 2 a 3 vezes maiores e geram 26% menos descadastramentos.

São tantos os benefícios, que segundo a Forrester, páginas que usam vídeos da maneira correta chegam a apresentar um resultado até 600% maior nas vendas. É um aumento bem grande, não é mesmo?

 

Como conseguir melhorar o SEO para vídeos?

 

Você já deve ter entendido que o Vídeo SEO possui grandes vantagens, mas é importante lembrar que caso as técnicas e práticas não sejam seguidas corretamente, de nada adiantará.

 

Dentre as principais técnicas de Vídeo SEO, podemos citar:

  • Usar o Youtube
  • Investir em um roteiro orientado para resultados
  • Configurar detalhes como descrição, thumbnail, título e closed caption adequadamente no Youtube
  • Divulgar os vídeos nas redes sociais, no e-mail marketing e no site da empresa
  • Utilizar o Youtube Adwords para alavancar seus vídeos no início
  • Facilitar as interações para os usuários

 

Talvez você esteja se perguntando como fazer tudo isso, não deixe de acessar este Guia Completo sobre Vídeo SEO para aprender mais sobre o assunto!

 

E se gostou, curta e compartilha esta postagem. Até a próxima!

Comments

comments

About the author

Luis Sousa é um dos fundadores do Canal Digital, um blog/comunidade onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.