Connect with us

Guia Completo de Marketing Digital

Marketing Digital

Guia Completo de Marketing Digital

O marketing digital tem-se desenvolvido à velocidade da luz, e para se manter na corrida é preciso ter bases sólidas de modo a ter pensamentos críticos, agir independentemente e ser criativo! Por isso escrevemos este guia, de modo a capacita-lo mentalmente para se manter na linha da frente neste setor. Existem vários guias de marketing, desde livros didáticos a tutorias de vídeo online. Mas, falta algo, um guia que começa com as bases para profissionais de modo a se tornarem capazes de ter um equilíbrio saudável entre conselhos estratégicos e táticos!

 

Pontos principais deste guia

guia de marketing digital

Compreender um plano efetivo de marketing digital é crucial para o lançamento de uma campanha de sucesso. No entanto, é necessário trabalhar em varias estratégias ao mesmo tempo, e é por isso que este guia será dividido em cada um dos componentes essenciais do marketing digital, num plano abrangente que o ajudarão a reforçar o tráfego e a obter mais conversões. Esses componentes são:

– Redes Sociais

– SEO (Search Engine Optimization)

– Lead Generation

– Web Design

– E-mail Marketing

– SEM (Search Engine Marketing)

 

O que é o Marketing Digital?

marketing digital

O Marketing Digital é o ato de promover e vender produtos e serviços utilizando técnicas de marketing online, como marketing de redes sociais, marketing de pesquisa e marketing por e-mail. Se é novo nesta área, pode parecer irresistível, nós compreendemos!

Mas, o marketing digital não difere do marketing tradicional em vários aspetos. Em ambos é importante desenvolver relações mutuamente benéficas com potenciais clientes.

Agora pense na última compra importante que fez. Por exemplo, se precisou de mudar um vidro em casa ou precisa de novos fornecedores para o escritório, provavelmente antes de adquirir o serviço pesquisou na internet até encontrar a melhor opção. E, a decisão final foi baseada nos comentários que leu, na opinião de amigos e familiares, e as soluções, características e preços pesquisados. Hoje em dia a maioria das compras começa online!

Sendo assim, ter presença online é absolutamente necessária, independentemente daquilo que vende. Ter uma presença digital forte irá ajuda-lo das mais diversas formas:

– Será mais fácil criar consciência e fidelizar clientes depois da venda;

– Pode converter novos clientes em clientes fervorosos que compram com maior frequência;

– Desfrutará dos benefícios boca-a-boca e das partilhas nas redes sociais.

Tenha consciência de que o marketing digital está a mudar, o que pode ser uma ótima ferramenta numa semana pode deixar de ter influencia na semana seguinte. A verdade é que o marketing digital é menos sobre “digital” e mais sobre “marketing”.

No Canal Digital pretendemos acabar com a confusão das táticas que funcionam e como usa-las para expandir a sua empresa. Como poderá ver neste guia, ter em consciência as bases do marketing digital será fundamental para o constante crescimento do seu site.

 

Redes Sociais

gestao de redes sociais

A grande diferença entre a web de alguns anos e a web de hoje em dia são as redes sociais. Pode não parecer muito complicado, no entanto para iniciantes pode ser. Existem muitas formas diferentes de se comunicar nas redes sociais. É difícil saber por onde começar, desde Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, Digg, existem blogs, fóruns, partilha de fotos, vlogs, entre outros. E, todos eles são diferentes por isso, a qual deles se deve dedicar?

Vamos começar pelo básico:

 

  • O que quero das redes sociais?

Pergunte-se o que quer das redes sociais, a resposta irá orienta-lo nas redes sociais em que deve estar presente, qual aquelas que o irão beneficiar mais. Por exemplo, se quer partilhar uma paixão por nadar então a Digg não irá ser muito produtiva.

 

  • Crie perfis

redes sociais

Depois de decidir quais as redes sociais que mais lhe convêm é hora de criar o seu perfil. É muito importante ter um bom perfil de forma a causar uma boa primeira impressão aos outros membros. Um perfil que causa logo uma boa impressão é importantíssimo pois é a forma como será conhecido, e dirá aos outros membros um pouco sobre si. Mas o que quer que os outros membros saibam sobre si?

– Avatar – Não use um avatar, pois será logo ignorado. Isso dará a entender aos outros membros que o seu perfil não é muito sério.

– Nome de Perfil – É o nome pelo qual quer ser conhecido, escolha um nome que fique na mente! Se vai criar um perfil para fins comerciais, use o nome da empresa, é ótimo para a marca.

– Detalhes do Perfil – Guarde alguns minutos extra de modo a criar uma ótima descrição de si ou da sua empresa. Nada muito longo, apenas o suficiente para contar coisas importantes sobre si ou sobre a empresa. Se for algo muito longo os outros membros poderão desinteressar-se. Crie algo curto, mas detalhado.

– Links de Site – Se tem sites que gostaria de dar a conhecer deve adicionar os links ao seu perfil. Os membros mais ativos com certeza irão verificar o seu perfil e se tiver adicionado links será uma ótima oportunidade para obter mais cliques.

 

  • Integre-se num grupo

rede social

Aprenda os Ins & Outs de ser um membro ativo e genuíno num grupo.

– Uma das coisas que pode fazer com que entre com o pé errado num grupo é fazer algo que seja contra os Termos de Serviço ou Regras do Grupo. Tenha atenção a essas regras para evitar ser expulso do grupo.

– Verifique se o grupo tem uma página de Perguntas Frequentes, assim pode evitar estra a repetir perguntas e poderá encontrar bastantes dicas e sugestões que lhe podem facilitar a vida.

– Fique atento aos membros mais populares e ativos. O que fazem, o que enviam e o que comentam. Ficar atento a estes factos poderá ajuda-lo a determinar o que pode ou não funcionar.

– Isto pode demorar algum tempo, mas, a longo prazo pode fazer a diferença. Em vez de se misturar faça o que puder para se destacar. Tire algum tempo para estudar e aprender com a comunidade, pode recolher informações importantes para se destacar do resto do grupo.

 

  • Torne-se ativo no grupo

Esta é a parte divertida. Aqui irá colocar tudo o que aprendeu em uso. As redes sociais podem ser muito divertidas e gratificantes de varias formas. É importante utilizar esse poder para o bem e não para o mal.

Lembre-se, seja real, genuíno e “não faça aos outros o que não quer que lhe façam a si” e terá sucesso. Estar sempre ativo nas redes sociais pode ocupar muito do seu tempo mas, irá verificar o retorno se participar de forma sincera.

SEO – Search Engine Optimization

estrategia digital

O que é o SEO?

É mais simples do que o que pode imaginar!

SEO é o nome dado à atividade que tenta melhorar os rankings nos mecanismos de pesquisa. Nos resultados de pesquisa, o Google exibe links para paginas que considera relevantes e autoritárias. A autoridade é medida principalmente pela analise do numero e qualidade de links de outras páginas web. Simplificando, as suas páginas podem ser classificadas no Google, desde que outras páginas estejam vinculadas a elas.

Como é que o Google faz ranking das páginas?

guia de marketing digital

O Google promove paginas autoritárias para o topo dos seus rankings, por isso o seu trabalho é criar páginas que se tornem autoritárias. Isso envolve escrita de conteúdo útil, pois o conteúdo útil é partilhado em blogs, no Twitter, entre outros e, ao longo do tempo o Google usa esses sinais de autoridade para subir a sua página. Este ciclo cria rankings fortes e sustentáveis!

 

Como é que o SEO alcança isso?

É aqui que o SEO pode ser um pouco confuso pois, não existe uma abordagem única e abrangente que funcione em todos os sites. Assim como todas as empresas são únicas, o sucesso do SEO exige que uma empresa de marketing digital tenha uma estratégia única para cada cliente. Não há atalhos e os melhores rankings são alcançados em semanas e não em dias. Mas, se for bem feito, o SEO transformará o seu site numa poderosa presença na web, dando mais visibilidade aos seus bens e serviços envolvendo o seu público-alvo.

Para conseguir isso uma empresa de serviços de SEO deverá utilizar, entre outros, os seguintes métodos:

– Estratégia SEO – análise de SEO do seu site feita por um consultor experiente de modo a identificar oportunidades de melhoria e planear uma abordagem abrangente que obtenha resultados.

– Pesquisa por palavra-chave – pesquisa minuciosa do seu nicho de mercado e identificação de palavras-chave e frases que alcançarão melhores resultados.

– SEO Copywriting – otimização de conteúdo utilizando as palavras-chave e frases nas paginas do seu site de modo a alcançar uma classificação maior.

– Link Building – processo de criação de links de entrada para o seu site que permitirão ao seu site atingir rankings mias elevados.

Estes são os principais aspetos para uma estratégia de SEO eficaz, mas há vários métodos que podem ser utilizados para ajudar o seu site a alcançar um maior ranking de mecanismos de busca.

Lead Generation

o que é marketing digital

O Lead Generation é o método para obter consultas de potenciais clientes. Antes das vendas na internet, a geração de leads ocorria em locais como feiras onde havia troca de cartões de empresa com informações de contacto. Com a Internet as empresas utilizam o seu site para a criação de leads.

O e-mail é também um grande potencial para a criação de leads, uma vez que as empresas podem comprar uma lista de e-mail marketing de outra empresa ou pagar para promover a sua empresa com os seus próprios e-mails. A maioria dos especialistas em marketings recomenda que as empresas usem pelo menos 10 métodos diferentes para a criação de leads.

 

A qualidade é tao importante como a quantidade

A criação de leads é o primeiro passo para o processo de vendas, tanto a qualidade como a quantidade são fatores importantes. Os leads de qualidade são uma grande oportunidade de arranjar clientes. Toda a lista de leads terá pessoas indesejáveis, pessoas que por algum motivo não estão qualificadas para comprara o produto, quanto menor esta percentagem menos tempo desperdiçara ao processar essa lista. A quantidade também é importante, porque mesmo um vendedor com uma lista de 100% de bons leads poderá não fechar com cada um deles.

Um vendedor com 100 boas ligações pode fazer 10 compromissos, dos quais fechará 4. Portanto se tiver 40 vendas por mês, precisará de 1000 boas ligações apenas para ter o numero mínimo exigido de vendas. Cada técnica de criação de leads tem geralmente uma compensação entre qualidade e quantidade.

 

Serviço de Lead Generation

Muitas agências de marketing digital oferecem serviços de Lead Generation para empresas que não pretendem desenvolver os seus próprios sistemas e, por normas essas agências têm uma rede de empresas e sites que utilizam para promover o seu negócio de clientes. Quando um visitante demonstra interesse num dos clientes da agência, a agência passa-o para o cliente. Muitas vezes a agência poderá promover o cliente através de um diretório ou uma lista de provedores e, quando um visitante solicita uma cotação para um serviço especifico a agência alerta o cliente apropriado. A maioria das agências permitirá aos clientes especificar o tipo de leads que gostariam de receber, por exemplo, limitar demograficamente.

Os motores de busca tambem oferecem opções de Lead Generation. Qualquer empresa com um site pode aparecer numa listagem de mecanismos de pesquisa para pesquisas relacionadas e, os visitantes podem clicar num link e que os direcionará para o site da empresa. Alguns motores de busca tambem oferecem uma opção de Lead Generation pay-per-click. O mecanismo de pesquisa publica um link para o site no topo dos resultados da pesquisa, tornando muito mais provável que os potenciais clientes visitem o seu site. No entanto, quando um visitante clica nesse link o mecanismo de pesquisa cobra uma pequena taxa á empresa, o que não acontece nas listagens gratuitas. As empresas que utilizam a publicidade pay-per-click devem ter algum cuidado no inicio, pois, uma campanha demasiado bem-sucedida por custar mais do que o esperado.

Web Design

web design

O seu site é provavelmente o primeiro contacto que os seus potenciais clientes têm com a sua empresa e a marca por isso, é fundamental ter uma página inicial chamativa, profissional e fácil de utilizar.

O Web Design abrange muitas variáveis, entre elas o layout, conteúdo, gráficos, otimização de motores de pesquisa e, otimização da taxa de conversão. É, portanto, um componente importante e critico para os seus esforços promocionais, deve ser consistente em aparência, sensação e de acordo com estratégias de marketing como por exemplo a publicidade paga.

 

Componentes chave para um Web Design efetivo

Um projeto web sólido e bem executado serve como o coração de todos os seus esforços de marketing e tem o poder de o ajudar a alcançar os seus objetivos organizacionais. Fique a saber os vários componentes de marketing onde um bom web design pode ajudar:

– Boa experiencia dos utilizadores – Se optar por utilizar vídeos chamativos e imagens grandes que demoram muito a carregar os utilizadores irão desistir! O mesmo acontecerá caso não consigam encontrar facilmente aquilo que procura. É importantíssimo criar um site fácil de utilizar de modo a atrair visitantes e fazer com que voltem.

– Marca consistente – As primeiras impressões são muito importantes! A aparência do seu site deve ser consistente com todos os outros materiais de marketing, incluindo whitepapers, folhas de produtos, etc. O seu branding está a passar a imagem correta sobre o seu negócio? Deve ter em conta:

Logótipo

Cores

– Tipo de Letra

– Tipo de imagens

– Mensagens gerais

SEO e planeamento de conteúdo – Uma das razoes pelas quais as empresas mudam o seu site é para o deixar mais “amigável” com os mecanismos de busca. Ter conteúdo de qualidade, que não é duplicado, deve fazer parte de todas as estratégias de SEO. Ter conteúdo atualizado através do blog da empresa é uma ótima forma de direcionar trafego para o seu site e melhorará a sua classificação.

– Otimização da taxa de conversão – Diz respeito à percentagem de visitantes do site que tem uma ação desejada, como comprar um produto ou inscrever-se na lista de e-mail. Um Web Design efetivo pode ajudar a melhorar o layout, o texto e os formulários on-line de modo a melhorar as suas taxas de conversão e a aumentar as vendas.

– Publicidade – Se executou campanhas de publicidade paga por clique para atrair visitantes, sabe qual a importância das páginas de destino! O clique o anuncio para a sua página deve ser transparente e os visitantes devem aceder diretamente á ação desejada. Muitas vezes, o anuncio pode ter uma aparência diferente do site, o que leva a uma desconexão por parte do visitante. O seu plano de Web Design deve ter em conta toda a experiencia do utilizador desde o inicio até ao fim.

Um Web Design efetivo vincula vários componentes do seu plano de marketing digital e ajuda a melhorar a experiencia dos utilizadores a atrai-los a regressar – sinal de um site bem executado!

 

SEM – Search Engine Marketing

 

search engine marketing

O SEM é uma das formas mais eficazes de expandir o seu negócio num mercado cada vez mais competitivo. Com milhões de empresas on-line, nunca foi tao importante anunciar on-line, e o marketing dos motores de busca é a forma mais eficaz de promover os seus produtos e expandir o negócio.

Aqui terá uma visão geral dos conceitos básicos do SEM bem como algumas dicas e estratégias para melhorar o seu marketing nos motores de busca.

 

SEM – Visão Geral

O SEM é a prática de comercializar um negócio utilizando anúncios pagos que aparecem na página de resultados dos motores de busca. Os utilizadores definem palavras-chave para determinados produtos e serviços, o que lhes dá a oportunidade de aparecerem ao lado dos resultados de consultas de pesquisa. Esses anúncios pay-per-click, podem ter vários formatos, alguns são pequenos baseados em texto, outros são mais visuais, baseados em produtos que permitem aos consumidores ver informações importantes como preços e comentários.

A maior força do SEM é que oferece aos anunciantes a oportunidade de direcionar os seus anúncios para clientes motivados que querem comprar. Nenhum outro meio de publicidade pode fazer isso, e é por isso que o marketing nos motores de busca é tão eficaz e uma forma incrivelmente poderosa de expandir o seu negócio.

 

SEM VS SEO – Qual a diferença?

seo vs sem

 

Geralmente o SEM refere-se ao marketing de pesquisa paga, ou seja, onde a empresa paga ao Google para mostrar os seus anúncios nos resultados da pesquisa. O SEO é diferente pois a empresa não paga ao Google pelo trafego e pelos cliques, neste caso o site da empresa ganha o seu lugar nos resultados da pesquisa através de conteúdo relevante para uma determinada palavra-chave.

Ambos devem ser partes fundamentais da sua estratégia de marketing online. O SEO é uma ótima forma de conseguir tráfego orgânico, enquanto que o SEM gera um maior nível de conversões a um baixo custo.

 

Palavras-chave – A base do SEM

As palavras-chave são a base do SEM, á medida que os utilizadores inserem palavras-chave nos motores de busca para encontrar o que estão a procurar, por isso a estratégia publicitaria do SEM deve ser baseada num estudo profundo de palavras-chave.

 

SEM – Pesquisa de Palavras-chave

Antes de escolher as palavras-chave a utilizar nas suas campanhas nos motores de pesquisa, é importante realizar uma pesquisa profunda de modo a gerenciar as suas palavras-chave e escolher as mais relevantes.

Primeiro, precisa de identificar as palavras-chave relevantes para o negocio e aquelas que os potenciais clientes provavelmente usarão nos motores de busca para pesquisar os seus produtos e serviços. Além de encontrar as palavras-chave mais adequadas deve tambem identificar as palavras-chave negativas, ou seja, as que deve excluir da sua campanha. São termos irrelevantes que são altamente improváveis resultar em conversões. Por exemplo, se vende gelados deve excluir a palavra-chave “receita de gelados”, pois quem procura por essa palavra-chave procura um produto que não faz parte do seu negócio.

Este conceito é conhecido como intenção de busca, ou a probabilidade de um potencial cliente concluir uma compra depois de pesquisar por um determinado termo. Algumas palavras-chave são consideradas como tendo grande potencial comercial, estas palavras-chaves incluem:

– Comprar

– Descontos

– Negócio

– Cupão

– Envio grátis

 

Palavras-Chave e Estrutura da Conta

Outro aspeto crucial das palavras-chave essencial para o sucesso de uma campanha de SEM é a estrutura da conta. O conjunto de palavras-chave lógicas e a estrutura da conta podem ajuda-lo a obter uma taxa maior de cliques, reduzir os custos por clique e, geralmente, um desempenho geral mais forte. A pesquisa por palavras-chave pode ajuda-lo a saber como estruturar melhor a sua conta.

As contas de anúncios do AdWords e Bing devem ser estruturadas da seguinte forma:

marketing digital estrutura

Como pode verificar na imagem a cima, uma conta estruturada de forma otimizada é composta por cinco elementos distintos:

– Campanhas publicitárias

– Grupo de anúncios

– Palavras-chave

– Texto do anúncio

– Páginas de destino

As campanhas publicitárias podem concentrar-se em produtos ou serviços similares. Por exemplo, se trabalha numa loja de ferragens, uma campanha publicitaria pode centrar-se unicamente em produtos de outono, como ancinhos, sacos de folha, etc, enquanto outro se pode concentrar em ferramentas elétricas. Grupos de anúncios permitem que cada campanha seja condicionada pela relevância.

Anúncios SEM – Google Auction Program

Um dos maiores equívocos no SEM é que quem tem mais orçamento de publicidade ganha. Embora um maior orçamento em publicidade seja mais vantajoso, principalmente quando se destina a palavras-chave muito competitivas, mas está longe de ser um requisito para o sucesso no SEM.

O Google Auction Program ocorre cada vez que alguém insere uma consulta de pesquisa no Google. Os anunciantes devem inserir as palavras-chave que desejam e quanto estão dispostos a pagar por clique para que os seus anúncios sejam exibidos na página de resultados. Se o Google determinar que as palavras-chave que escolheu estão inseridas na pesquisa de um utilizador os seus anúncios serão inseridos no Google Auction Program.

Nem todos os anúncios irão aparecer em todas as pesquisas, pois o Auction Program leva em consideração vários fatores para determinar a colocação de anúncios e porque nem todas palavras-chave têm intenção comercial. Os principais fatores que o Google avalia são o orçamento máximo e o índice de qualidade dos anúncios. O Google utiliza estas métricas para determinar a colocação da publicidade, o resultado deste cálculo é conhecido como classificação de anúncios.

No diagrama em baixo podemos ver como funciona o Auction Program:

publicidade paga

Foto by Paki Park Interactive

 

Importância do Índice de Qualidade do SEM

O índice de qualidade do Google AdWords inclui a classificação de anúncios, é por isso uma das ferramentas de pesquisa mais importantes e em que se deve concentrar. As pontuações de alta qualidade podem ajuda-lo a obter uma melhor posição do seu anuncio a custos mais baixos pois o Google favorece os anúncios que são mais relevantes para as pesquisas dos utilizadores,

O índice de qualidade é sem sombra de duvidas a métrica mais importante no SEM.

 

E-Mail Marketing

email marketing

O e-mail marketing tornou-se uma ferramenta fundamental para os negócios desde que a internet passou a fazer parte das nossas vidas. No entanto, algumas campanhas que recebemos no e-mail são autentico lixo! Aqui apresentamos o que é, realmente, o marketing por e-mail e como deve ser utilizado.

O e-mail marketing é uma forma de marketing direto que utiliza o e-mail como meio de comunicar mensagens comerciais ou angariação de público. Num sentido mais amplo, todos os e-mails enviados para um cliente atual ou potencial cliente podem ser considerados marketing por e-mail. No então este termo é geralmente utilizado para se referir a:

– Enviar e-mails com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre comerciante e clientes e incentivar a fidelização de clientes;

– Enviar e-mails com o objetivo de adquirir novos clientes ou convencer clientes a compara algo imediatamente;

– Adicionar anúncios aos e-mails enviados por outras empresas aos seus clientes.

O e-mail marketing tem várias vantagens fundamentais em relação ao marketing tradicional, e essas vantagens incluem:

– O retorno exato do investimento pode ser rastreado e pode ser elevado quando feito corretamente. O marketing de e-mail esta em segundo lugar quando se pesquisa pela ferramenta de marketing online mais efetiva;

– Os anunciantes podem alcançar grandes números de subscritores de e-mail;

– Mais de metade dos utilizadores de Internet verificam o e-mail diariamente;

– O e-mail permite aos profissionais de marketing chegar aos consumidores com mensagens personalizadas, relevantes e dinâmicas;

– Os e-mails permitem que as empresas respondam automaticamente a eventos importantes como compras ou abandono do carrinho de compras.

As desvantagens do e-mail marketing envolvem a taxa de rejeição e o spam por parte do sistema de e-mails utilizado pelos consumidores, o que afeta negativamente a entrega de e-mails. Este problema foi eliminado com o “Opt-in” e-mail, onde o consumidor concorda em receber os e-mails o que elimina a ideia de receber e-mails não solicitados, mantendo os e-mails relevantes e apropriados para cada destinatário.

Porquê o E-mail Marketing?

marketing

– Custo – O e-mail marketing é barato. Seja você ou uma empresa a fazê-lo, o e-mail marketing irá custar-lhe uma pechincha quando comparado com outros canais de publicidade!

– Sucesso – Os e-mails podem ser direcionados especificamente ao consumidor ideal. Com este conceito em mente, juntamente com o relação custo-eficácia do e-mail, não é de admirar que o ROI do e-mail marketing passe por cima das outras estratégias.

– Medição e Flexibilidade – Com as analises disponíveis hoje em dia, é fácil rastrear as respostas exatas aos seus e-mails, de modo a descobrir quais as partes da sua campanha estão a funcionar e quais não funcionam. Com este conhecimento pode reagir instantaneamente e modificar a estratégia da campanha, caso seja necessário.

 

E-mail Marketing ainda é relevante!

A publicidade nas redes sociais está em grande crescimento, no entanto o e-mail marketing ainda está em primeiro!

– 94% dos utilizadores da internet utilizam o email, e apenas 61% têm redes socias;

– 75% dos utilizadores adultos preferem o marketing por e-mail;

– O recurso do “Opt-in” do e-mail permite o marketing com consentimento;

– O e-mail marketing permite a segmentação por dados demográficos;

– As mensagens de e-mail possuem uma vasta gama de possibilidade de formatação do que as redes sociais;

– O e-mail oferece mais recursos de relatórios e analises, como taxa de cliques, taxas de abertura, taxa de retorno e conversões.

A enorme vantagem do e-mail sobre as redes sociais é que as perspetivas e os clientes são mais propensos a ver um e-mail do que as redes sociais. Publicar algo não significa que todos verão isso, pode até nem aparecer na página principal de potenciais clientes. No entanto, um e-mail fica na caixa de entrada até ser lido, ou excluído. Num mundo perfeito, o e-mail marketing deve estar aliado com as redes sociais. Adicionar as redes sociais nos seus e-mails é uma ótima forma de os clientes se conectarem com a marca. As criticas positivas das suas redes sociais podem ser anexadas nos e-mails de modo a encorajar os clientes a se inscrever na sua lista de e-mail.

O e-mail marketing pode aumentar bastante os seus rendimentos caso seja feito da forma correta! É uma ótima forma de direcionar pessoas para o seu site ou blog e mais trafego equivale a mais rendimentos.

 

Dicas de E-mail Marketing

email marketing

– Cria a sua própria lista – Comprara listas de e-mails é uma perda de tempo! Tudo o que vai fazer é enviar e-mails não solicitados, pode correr o risco de perder potenciais clientes e correr o risco de ser rotulado como spam.

– Adira às regras de lei CAM-SPAM – Incluem uma linha de assuntos não enganosa, um método de cancelamentos de inscrição e o seu nome e endereço no fim dos e-mails.

– Não envie apenas anúncios de vendas – Utilize os seus e-mails para criar relacionamentos com os clientes partilhando os seus conhecimentos, dando dicas que possam valorizar. Partilhe informações que lhes permitam saber mais sobre si e sobre a sua empresa.

– Trate bem a sua lista – Lembre-se que as pessoas lhe confiaram o seu nome e e-mail, por isso merecem o seu respeito. Da mesma forma que merce converte-los como clientes e fãs, as pessoas desejam conversar e partilhar, envolvendo-se com a marca da forma que puderem.

– Faça um cronograma para as newsletters – Enviar e-mails em um ou dois dias regulares pode ajudar aos seus assinantes a saber o que esperar de si e quando!

 

Comments

comments

Continue Reading
mm

Rui Sousa é um dos fundadores do Canal Digital, um blog/comunidade onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Marketing Digital

Advertisement

Top Post

ganhar dinheiro no youtube

Marketing Digital

Como Ganhar +1000/€ dia no Youtube

By January 11, 2018
guia completo de marketing digital

Marketing Digital

Guia Completo de Marketing Digital

By December 22, 2017
Marketing de Afiliados - Começar com Menos de 100€

Facebook

Top Bloggers

To Top